De volta ao universo dos daemons! | La Belle Sauvage
Felizmente não tive que esperar quase 20 anos pela "continuação" da trilogia Fronteiras do universo, e em menos de um ano depois fiz a leitura do delicioso La Belle Sauvage, o primeiro volume dessa nova e promissora trilogia do genial Philip Pullman, O livro das Sombras.
Esse primeiro livro contará como é que a nossa amada Lyra foi parar na Faculdade Jordan quando bebê, mas nosso protagonista é Malcom, um garoto que trabalha na estalagem dos pais, A Truta, e a história se desenrola sobre como ele vai se deparar com Lyra, em meio a uma terrível enchente que vai assolar a Inglaterra. Ao redor de tudo isso temos o início das discussões sobre o Pó e contra o Magisterium.
Durante a narrativa vamos reencontrar muitos personagens icônicos de Fronteiras do universo, vamos mais uma vez morrer de vontade de ter um daemon e ao mesmo tempo a mitologia desse mundo sensacional criado pelo autor é expandida. Entraremos em contato com outros seres bizarros, teremos discussões sobre religião e controle (como seria natural pro autor) e até mesmo veremos um daemon não muito recorrente, digamos.
Apesar de ser um livro delicioso, achei ele bastante despretensioso e não senti nada da grandeza da trilogia original, que vinha muito da atmosfera de alegoria e reinvenção do Paraíso perdido, de Milton, e do caráter mais épico/profético daquela história. Mas não necessariamente é um defeito do livro, ele é o que é. Uma expansão do universo do autor, contanto outras histórias e preenchendo espaços que não haviam sido contados ainda. Pullman escreve muito bem, e é impossível não se apegar ao Malcom e a outros personagens; as crianças são sempre muito bem desenvolvidas.
No geral, é um deleite acompanhar as aventuras do Malcom, enquanto ele se mete nas grandes conspirações envolvendo o Pó, o Magisterium e as profecias para Lyra. Tudo flui maravilhosamente bem, é divertidíssimo. Agora estou muito inquieto esperando o segundo volume da trilogia, que se passará 20 anos depois (não entendi se depois do fim desse livro ou do fim de A luneta âmbar...), mas tenho certeza que será sensacional.


Comentários
Postar um comentário